Confira o que podemos aprender com
grandes inovadores da nossa era para alavancar os negócios.
Grandes empreendedores são inspiração
para buscarmos novos desafios e seguir seus passos. Independente se você é
funcionário ou dono de uma empresa, há muito que aprender com eles.
Recentemente, estudei a vida e obra de grandes inovadores como Mark Zuckerberg
(Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Steve Jobs (Apple), Larry Page (Google) e
Sergey Brin (Google), que serviram de inspiração para escrever um livro. Pude
descobrir uma série de lições em comum que eles utilizaram ao longo de suas
trajetórias e que compartilho aqui com vocês.
1)
Não tenha medo de correr riscos
Para uma empresa como o Google, que
valoriza muito a análise de dados em larga escala, pode parecer estranho correr
riscos e aceitar incertezas nos projetos. Os dados são importantes para
verificação da demanda e validação dos projetos piloto, mas nada disso impede
que novos produtos inovadores sejam gerados e lançados, mesmo que tenha grandes
níveis de incertezas. Essa abordagem já rendeu grandes fracassos para a
empresa, mas também grandes sucessos.
2)
A inovação não precisa ser somente nos produtos
Os grandes inovadores pensam a
abordagem de modo sistêmico, vislumbrando oportunidades em diferentes partes do
negócio. Quanto mais tipos de inovações conseguirmos incorporar, maior a
proteção e robustez do modelo de negócios criado. Uma ferramenta importante
para fazer essa avaliação pode ser o Innovation Storming.
3)
Conecte os pontos
De acordo com pesquisa realizada pelos
professores Clay Christensen, Hal Gregersen e Jeff Dyer, uma das principais
características que separam uma pessoa criativa das outras é a habilidade de
associação entre diferentes situações, problemas e ideias de campos até mesmo
não relacionados. Essa busca por combinar experiências e visões de campos
distintos colaborou bastante na capacidade de inovar de Jobs, por exemplo, e
ele fala exatamente disso neste discurso.
4)
Forme equipes de alto nível
O impacto das contratações iniciais em
uma startup é muito grande no futuro do negócio, especialmente na cultura
organizacional que está se formando. Contratar as pessoas erradas no começo
pode impactar negativamente nos valores desejados pelos empreendedores. Bezos
dizia que se você contratasse tubarões, não se podia esperar que eles agissem
como golfinhos. O processo de recrutamento para montar uma estrutura organizacional
coerente com a cultura era fundamental. Era preferível entrevistar 50 pessoas e
não contratar ninguém do que contratar a pessoa com o perfil errado.
5)
Facilite a colaboração e o trabalho em equipe
Apesar do senso comum acreditar que as
inovações da Apple eram fruto do trabalho solitário de Steve Jobs, sendo ele
responsável sozinho por todos os desenvolvimento, na realidade os grandes
projetos foram fruto de um grande trabalho em equipe, em que ele atuava
direcionando as pessoas com sua visão e, em alguns momentos, se envolvendo até
nos pequenos detalhes.
6)
Fomente uma cultura incomparável
A concorrência não consegue copiar a
cultura – esse é um dos mantras gerenciais de Bezos. Para ele, a cultura
organizacional é um ativo importantíssimo para garantir liderança nos mercados
em que atua, replicando o “jeito Amazon” de fazer negócios. Alguns elementos
importantes dessa cultura única estão na obsessão pelos clientes, a frugalidade
na operação e a constante busca por inovações de todas as naturezas.
7)
Coloque as pessoas certas para fazer as coisas certas
Com o crescimento do Facebook,
Zuckerberg, com apenas 23 anos, teve que buscar uma pessoa que pudesse fazer
melhor que ele algumas atividades importantes. Para ele, “alguém que é
excepcional em sua função não é apenas um pouco melhor do que alguém que é
muito bom. Ele é 100 vezes melhor”. Sandberg na época era vice-presidente de
vendas online globais e operação no Google e foi pescado porque tinha a
experiência necessária para transformar o negócio de publicidade do Facebook em
algo realmente grande.
8)
Mantenha o motor da inovação ligado
Jeff Bezos dizia que: ”minha visão é
que não há momento ruim para inovar. Você deve inovar nos bons e maus momentos
– e você deve fazer isso em coisas que o seu cliente valorize”. Essa é a
postura dos inovadores: a busca constante por inovações para manter o negócio
atualizado.
9)
Tenha senso de urgência e execução
A “mentalidade hacker”, termo que
Zuckerberg utilizou na carta aos acionistas no lançamento das ações, é um
mantra da forma como ele as outras pessoas trabalham no Facebook. Mover-se
rápido, com alta produtividade, e “quebrar” coisas resume a prática de trabalho
desejada e tem sido fundamental para o sucesso da empresa.
10)
Comunique a inovação
Normalmente, em sua apresentações de
lançamento de novos produtos, Jobs escolhia um vilão para mostrar aos presentes
que suas inovações eram os mocinhos. No iPhone, foram os smartphones com
teclados fixos. No lançamento do iPad, o papel ficou por conta dos netbooks. Em
cima das fragilidades dos concorrentes, ele apresentava seus diferenciais.
Havia um cuidado muito grande para mostrar tudo de novo que os produtos e
serviços traziam e fazer isso chegar aos ouvidos dos clientes o mais
rapidamente possível.
Por: ENDEAVOR BRASIL