Você
sabe o que é e, qual é a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?
Se você não sabe, vamos tentar explicar da forma mais clara e objetiva
possível.
De
acordo com alguns autores de livros sobre administração, economia e
comunicação, a eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa. Ter
um dever ou obrigação e fazê-lo da forma correta. Uma pessoa eficiente é uma
pessoa que, diante de uma determinada circunstância, é capaz de exercer aquilo
que lhe é proposto.
Já
a eficácia diz respeito a coisa certa a ser feita. A eficácia está relacionada
ao processo de escolha, de tomada de decisão.
Enquanto
a eficiência está ligada em como as coisas devem ser feitas, a eficácia
refere-se ao resultado deste processo. Segundo Paulo Sandroni, mestre em
economia e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e da
Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, “Fazer a coisa certa de forma
certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Uma pessoa eficaz é
aquela que não só faz algo da maneira certa, mas se preocupa com os resultados,
independente do esforço e tempo que isso pode levar.
Depois
de entender o significado e a relação existente entre eficiência e eficácia,
fica mais fácil falar sobre efetividade, o que não quer dizer que seja um
conceito simples. Entre eficiência, eficácia e efetividade, o último dos três
termos é o mais complexo. Enquanto a eficiência consiste na condição e aptidão
para a realização de uma tarefa, a eficácia em alcançar os objetivos, a
efetividade é a satisfação, o sucesso na prática do que é feito. Simplificando,
ser efetivo é realizar aquilo que foi feito (eficiência) da maneira certa
(eficácia).
Já
na norma NBR ISO 9000 versão 2005, encontramos as seguintes definições:
3.2.14
Eficácia
Extensão
na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados,
alcançados.
3.2.15
Eficiência
Relação
entre o resultado alcançado e os recursos usados. (NBR ISO 9000, 2005, p.
10-11).
Para
uma correta avaliação de qualquer ação ou processo, é fundamental que tanto o
conceito de eficiência como o de eficácia sejam bem claros. Imaginem um
programa de manufatura enxuta aplicado a uma fábrica. Se o programa cumprir o
cronograma, consumir os recursos previstos e atingir as pessoas certas, ele
terá sido eficiente. E se, além disso, ele resultar no aumento dos lucros da
empresa, então ele terá sido eficaz.
A NBR
ISO 10015 ilustra bem essa diferença, através de uma tabela que nos ajuda a
avaliar treinamentos.
O
treinamento será considerado ineficiente e ineficaz:
“Se
os procedimentos não forem seguidos e os resultados desejados não foram
atingidos. Nesse caso, recomendamos que o treinamento seja refeito, pois não temos
como avaliar o que foi planejado.”
O
treinamento será considerado ineficiente e eficaz:
“Se
os procedimentos não forem seguidos e os requisitos especificados forem
alcançados, então convém que os procedimentos sejam revistos e os registros das
competências devem ser atualizados para refletir essa qualificação adicional.”
O
treinamento será considerado eficiente e ineficaz:
“Se
os procedimentos forem seguidos e os requisitos não forem alcançados, então
serão necessárias ações corretivas para melhoria do processo de treinamento ou
desenvolver uma solução alternativa ao treinamento.”
O
treinamento será considerado eficiente e eficaz:
“Se
os procedimentos forem seguidos e os requisitos especificados forem alcançados,
então os registros das competências devem ser atualizados para refletir essa
qualificação adicional.”
Em
outras palavras: se você tomou banho, usou o sabonete adequado, se esfregou
corretamente, então o seu banho foi eficiente. Porém, se mesmo depois desse
banho você continuou cheirando mal, então, apesar de eficiente, seu banho foi ineficaz.
Outro
exemplo seria: uma campanha de marketing de um determinado carro é realizada.
Em seguida é feita uma pesquisa e se conclui que todos conhecem o carro e
desejam comprá-lo, porém, ninguém efetivamente o compra. Nesse caso, a campanha
foi eficiente, porém, não foi eficaz.
Principais Indicadores
da Qualidade
EFICIÊNCIA
– Fazer da forma
certa; cuida de fazer as coisas bem, resolver problemas, salvaguardar recursos,
cumprir com o seu dever e reduzir custos.
EFICÁCIA – Fazer o que é certo; cuida de fazer
as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utilização de
recursos, obter resultados e aumentar o lucro.
EFETIVIDADE – Fazer o que é certo da forma certa.
Se uma empresa atingir os padrões de eficiência e eficácia nos níveis máximos e
os objetivos forem satisfeitos, ela terá alcançado a efetividade.
Eficiência - Indicadores
para a avaliação da eficiência:
É
uma medida dos recursos para se produzir um produto. A eficiência melhora
quando consome menos recursos para produzir um produto, ou prestar um serviço
específico.
A eficiência é relacionada com a competência no
emprego dos recursos.
Fórmula:
Eficiência = Recursos realmente utilizados
Recursos planejados para serem utilizados
O
índice revela a porcentagem de recursos realmente utilizados sobre os recursos
que foram planejados para serem usados.
Cálculos de eficiência -
Fórmulas:
Eficiência
de um programa = Objetivos alcançados
Recursos consumidos
Eficiência
de um processo = Atividades
realizadas
Recursos
consumidos
Eficiência
na realização de uma tarefa = Tempo previsto
Tempo gasto
Eficiência
das atividades = Objetivos alcançados
Atividades
realizadas
Eficiência
na realização de um trabalho = Tempo
padrão
Tempo
total
Eficácia
- Indicadores para avaliação de eficácia:
Os
indicadores de eficácia interna mostram quão bem os fornecedores estão
satisfazendo seus requisitos. São exemplos as palavras que iniciam com “re”
(retrabalho, reparo, reinspeção etc).
Os
indicadores da eficácia externa relacionam-se a quão bem (ou mal) o produto ou
serviço satisfaz o cliente externo do processo.
A eficácia está relacionada com o resultado obtido e pode ser definida como a porcentagem
do rendimento ou produção real sobre o esperado.
Fórmula:
Eficácia
= Output Real
Output Esperado
O
percentual obtido indica qual o estágio do resultado previsto foi alcançado, ou
seja, aonde se chegou em relação a meta ou objetivo predeterminado.
Cálculos
de eficácia - Fórmulas:
Eficácia no uso dos recursos = Recursos consumidos
Recursos
planejados
Eficácia das atividades = Atividades desempenhadas
Atividades planejadas
Eficácia dos objetivos = Realizações líquidas
atribuíveis ao programa
Metas pretendidas
Para
finalizar, em se tratando de Administração da Qualidade, devemos ter esses três
conceitos muito claros, pois, apesar da relação interessante existente entre
estes termos, é importante ressaltar que nem sempre elas dependem umas das
outras. É possível ser eficaz sem ser eficiente. Mesmo com estas
possibilidades, busque sempre aliar eficiência, eficácia e efetividade.
Pense
nisso!