terça-feira, 9 de junho de 2015

O que é Eficiência, Eficácia e Efetividade?

Você sabe o que é e, qual é a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?  Se você não sabe, vamos tentar explicar da forma mais clara e objetiva possível.

De acordo com alguns autores de livros sobre administração, economia e comunicação, a eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa. Ter um dever ou obrigação e fazê-lo da forma correta. Uma pessoa eficiente é uma pessoa que, diante de uma determinada circunstância, é capaz de exercer aquilo que lhe é proposto.

Já a eficácia diz respeito a coisa certa a ser feita. A eficácia está relacionada ao processo de escolha, de tomada de decisão.

Enquanto a eficiência está ligada em como as coisas devem ser feitas, a eficácia refere-se ao resultado deste processo. Segundo Paulo Sandroni, mestre em economia e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Uma pessoa eficaz é aquela que não só faz algo da maneira certa, mas se preocupa com os resultados, independente do esforço e tempo que isso pode levar.

Depois de entender o significado e a relação existente entre eficiência e eficácia, fica mais fácil falar sobre efetividade, o que não quer dizer que seja um conceito simples. Entre eficiência, eficácia e efetividade, o último dos três termos é o mais complexo. Enquanto a eficiência consiste na condição e aptidão para a realização de uma tarefa, a eficácia em alcançar os objetivos, a efetividade é a satisfação, o sucesso na prática do que é feito. Simplificando, ser efetivo é realizar aquilo que foi feito (eficiência) da maneira certa (eficácia).

Já na norma NBR ISO 9000 versão 2005, encontramos as seguintes definições:

3.2.14 Eficácia

Extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados, alcançados.

3.2.15 Eficiência

Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados. (NBR ISO 9000, 2005, p. 10-11).

Para uma correta avaliação de qualquer ação ou processo, é fundamental que tanto o conceito de eficiência como o de eficácia sejam bem claros. Imaginem um programa de manufatura enxuta aplicado a uma fábrica. Se o programa cumprir o cronograma, consumir os recursos previstos e atingir as pessoas certas, ele terá sido eficiente. E se, além disso, ele resultar no aumento dos lucros da empresa, então ele terá sido eficaz.

A NBR ISO 10015 ilustra bem essa diferença, através de uma tabela que nos ajuda a avaliar treinamentos.

O treinamento será considerado ineficiente e ineficaz:

“Se os procedimentos não forem seguidos e os resultados desejados não foram atingidos. Nesse caso, recomendamos que o treinamento seja refeito, pois não temos como avaliar o que foi planejado.”

O treinamento será considerado ineficiente e eficaz:

“Se os procedimentos não forem seguidos e os requisitos especificados forem alcançados, então convém que os procedimentos sejam revistos e os registros das competências devem ser atualizados para refletir essa qualificação adicional.”

O treinamento será considerado eficiente e ineficaz:

“Se os procedimentos forem seguidos e os requisitos não forem alcançados, então serão necessárias ações corretivas para melhoria do processo de treinamento ou desenvolver uma solução alternativa ao treinamento.”

O treinamento será considerado eficiente e eficaz:

“Se os procedimentos forem seguidos e os requisitos especificados forem alcançados, então os registros das competências devem ser atualizados para refletir essa qualificação adicional.”

Em outras palavras: se você tomou banho, usou o sabonete adequado, se esfregou corretamente, então o seu banho foi eficiente. Porém, se mesmo depois desse banho você continuou cheirando mal, então, apesar de eficiente, seu banho foi ineficaz.

Outro exemplo seria: uma campanha de marketing de um determinado carro é realizada. Em seguida é feita uma pesquisa e se conclui que todos conhecem o carro e desejam comprá-lo, porém, ninguém efetivamente o compra. Nesse caso, a campanha foi eficiente, porém, não foi eficaz.

Principais Indicadores da Qualidade

EFICIÊNCIA – Fazer da forma certa; cuida de fazer as coisas bem, resolver problemas, salvaguardar recursos, cumprir com o seu dever e reduzir custos.

EFICÁCIA – Fazer o que é certo; cuida de fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utilização de recursos, obter resultados e aumentar o lucro.

EFETIVIDADE – Fazer o que é certo da forma certa. Se uma empresa atingir os padrões de eficiência e eficácia nos níveis máximos e os objetivos forem satisfeitos, ela terá alcançado a efetividade.

Eficiência - Indicadores para a avaliação da eficiência:

É uma medida dos recursos para se produzir um produto. A eficiência melhora quando consome menos recursos para produzir um produto, ou prestar um serviço específico.

A eficiência é relacionada com a competência no emprego dos recursos.

Fórmula:

Eficiência =   Recursos realmente utilizados
              Recursos planejados para serem utilizados

O índice revela a porcentagem de recursos realmente utilizados sobre os recursos que foram planejados para serem usados.

Cálculos de eficiência - Fórmulas:


Eficiência de um programa =  Objetivos alcançados
                                                Recursos consumidos

Eficiência de um processo =  Atividades realizadas
                                               Recursos consumidos

Eficiência na realização de uma tarefa = Tempo previsto
                                                                    Tempo gasto

Eficiência das atividades =  Objetivos alcançados
                                             Atividades realizadas


Eficiência na realização de um trabalho =  Tempo padrão
                                                                     Tempo total

Eficácia - Indicadores para avaliação de eficácia:

Os indicadores de eficácia interna mostram quão bem os fornecedores estão satisfazendo seus requisitos. São exemplos as palavras que iniciam com “re” (retrabalho, reparo, reinspeção etc).

Os indicadores da eficácia externa relacionam-se a quão bem (ou mal) o produto ou serviço satisfaz o cliente externo do processo.

A eficácia está relacionada com o resultado obtido e pode ser definida como a porcentagem do rendimento ou produção real sobre o esperado.

Fórmula:

Eficácia =  Output Real
              Output Esperado

O percentual obtido indica qual o estágio do resultado previsto foi alcançado, ou seja, aonde se chegou em relação a meta ou objetivo predeterminado.

Cálculos de eficácia - Fórmulas:

Eficácia no uso dos recursos =  Recursos consumidos
                                                    Recursos planejados

Eficácia das atividades =  Atividades desempenhadas
                                             Atividades planejadas

Eficácia dos objetivos = Realizações líquidas atribuíveis ao programa
                                                            Metas pretendidas

Para finalizar, em se tratando de Administração da Qualidade, devemos ter esses três conceitos muito claros, pois, apesar da relação interessante existente entre estes termos, é importante ressaltar que nem sempre elas dependem umas das outras. É possível ser eficaz sem ser eficiente. Mesmo com estas possibilidades, busque sempre aliar eficiência, eficácia e efetividade.

Pense nisso!