Toda inovação começa do zero. Veja dicas
do cofundador do PayPal para inovar nos negócios.
Para
Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups de alta
inovação, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema
operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo
de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está
copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um
modelo que inovar e criar algo novo.
O
progresso vem do de um conhecimento inovador, não da competição. Se você faz o
que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem uma espécie
de monopólio — e qualquer negócio tem mais chances de ser bem-sucedido quando
não pode ser copiado. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com
todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da
sociedade como um todo.
Em 2014,
Peter lançou o livro De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo
com o Vale do Silício. Ele não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo
de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada
inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos
como inovar. Toda inovação vai de 0 a 1.
Confira as principais ideias abordadas por Peter
Thiel no livro:
1)
Pense em quais empresas ou negócios ainda não foram criados. Empreendedores precisam
pensar no diferente, naquilo que ainda não é oferecido no mercado. Competir é
para fracassados. É preciso focar em inovar, ser único.
2) Para
Thiel, ensinar empreendedorismo é um paradoxo, uma vez que tal fórmula não pode existir. Toda
inovação vai de 0 a 1, na medida em que passa a ocupar uma fatia do mercado que
antes era inexistente.
3)
Existem apenas dois tipos de empresas no mundo: aquelas que estão em uma
competição acirrada e aquelas que detêm algum conhecimento totalmente novo. As
melhores empresas investem em deter o conhecimento do que ela criou.
4)
Empresas e pessoas diferenciadas serão mais importantes na definição do futuro do que aquilo que está na
moda ou é segmentado. Mas não é preciso ter medo de estar em um setor badalado,
apenas certifique-se de estar criando/produzindo algo único. As melhores
oportunidades estão nos problemas sem solução. Aprenda a fazer as perguntas certas
para descobri-las.
5) É
preciso ter uma tecnologia que seja a melhor. Só assim a empresa ganha tempo e evita que
alguém a copie. Quando se começa uma empresa, é preciso começar pequeno e mirar
um mercado pequeno, mas tendo espaço para sonhar grande e crescer.
6) A
maneira como a equipe trabalha é muito importante. Uma startup de sucesso é
sempre resultado de uma combinação de três elementos essenciais: pessoas
certas, boa tecnologia e um plano de negócios. Uma empresa bem-sucedida não é
resultado de um voo solo.
7) A
empresa nunca deve ser burocrática. Ela precisa ser dinâmica. Os papeis precisam
ser bem definidos, mas podem ser redefinidos.
Sobre
Peter Thiel
Peter
Thiel é cofundador do Paypal e da Palantir Technologies, uma empresa de
software especializada em análise de dados. Investiu em centenas de startups,
incluindo o Facebook. É sócio da Founders Fund, empresa de capital de risco que
financiou startups como SpaceX e Airbnb. Fundou a Thiel Fellowship, cujo
objetivo é estimular jovens a colocar o aprendizado acima da escolaridade. No
Brasil, investiu na Oppa, loja de móveis.
Fonte: https://endeavor.org.br/7-dicas-fundador-paypal-inovar-negocios/