Muito
se fala da importância da Inteligência Emocional nos dias de hoje. Os
empregadores querem profissionais que a tenham bem equilibrada. Muitos afirmam
– e eu concordo com eles, que este é um fator determinante para o sucesso
dentro das empresas.
Porém, é muito fácil e
simples cobrar que os outros tenham equilíbrio. E, para isso, temos que tê-lo
também, certo? Muitas pessoas acham que possuem Inteligência Emocional
suficiente. Mas a grande maioria está redondamente enganada!
Há muito o que falar
sobre este conceito e definir cada ponto dele, porém, para balizar o que
pretendo expor, uma objetiva definição da Sociedade Brasileira de Inteligência
Emocional atende
perfeitamente. Inteligência Emocional é a capacidade de gerir e usar na prática
cada uma de suas emoções, sejam elas positivas ou negativas.
E
desenvolver essa inteligência é a única maneira de viver com felicidade!
O
fato é que cobramos demais dos outros como eles devem se portar, mas somos
sempre condescendentes ou severos demais com nós mesmos. Agindo de uma forma ou
outra, não estamos usando a Inteligência Emocional.
É
preciso equilíbrio e três passos são fundamentais para atingi-lo:
1- Fique
atento ao que você sente e às suas reações no momento de decidir.
2- Aproveite
a oportunidade de decidir, conscientemente, de que forma vai responder às
situações, em vez de reagir impulsivamente.
3- Leve
em conta seus grandes objetivos de vida e garanta que suas respostas estejam
alinhadas com esses objetivos.
Em
suma, devemos focar em sentimentos, opções e objetivos. Se você considerar
estes pontos, na hora de decidir usará a sua Inteligência Emocional para criar
e obter melhores resultados práticos em sua vida pessoal e profissional.
É
fácil? Não. Não é. Mas é possível e pode ser aprendido e treinado.
O
mais é importante é refletir sobre o assunto. Saber como lidar com as emoções
em todos os momentos da nossa vida é a única forma de conseguirmos atingir um
equilíbrio emocional que nos permita viver com muito mais satisfação.
Pessoas
sempre foram e serão o principal diferencial das empresas. E isto não tem a ver
com a lógica ou tecnologia mas sim tem total sincronia com a emoção.
Precisamos
que os líderes entendam isto de uma vez por todas para que a emoção possa
transbordar de forma positiva e de modo que as empresas se fortaleçam. É
fundamental que os líderes tenham uma grande Inteligência Emocional e saibam
liderar com esta habilidade em todas as situações. É aqui que as organizações
se diferenciam.
Agora
responda para você mesmo: Como vai a sua Inteligência Emocional? Melhore isto e
o sucesso em sua vida aparecerá naturalmente.
Por: Airton Carlini
Fonte: Blog
do Management
Para
saber mais acesse: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2014/12/02/como-vai-a-sua-inteligencia-emocional/#more-22195