sexta-feira, 13 de março de 2015

Como funciona o PDCA no gerenciamento – Parte 1

Anexo A

a)    O PDCA é um método de gestão. Portanto, se você é gerente e é voltado para o futuro, você precisa dominar o PDCA.

b)    Método é uma palavra que vem do grego. É a soma das palavras gregas meta e hodos. Hodos quer dizer caminho.

c)    Portanto, método quer dizer caminho para a meta.

d)    O PDCA é o caminho para atingir as metas.

e)    A Figura A.1 mostra a forma mais simples e reduzida do PDCA.

f)     Existem dois tipos de meta: metas para manter e metas para melhorar.

g)    Por exemplo: Você pode desejar entregar um certo relatório sempre no dia 5 do mês seguinte ou fabricar um produto sempre com as mesmas dimensões, etc. Esses tipos de meta são para manter.

h)   Essas metas para manter podem também ser chamadas de meta padrão. Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc.

i)     As metas padrão são atingidas por meio de operações padronizadas.

j)      Portanto, o plano para atingir a meta padrão é o procedimento operacional padrão (Standard).

k)    O PDCA utilizado para atingir metas padrão ou para manter os resultados num certo nível desejado, poderia ser chamado de SDCA S para Standart ou Padrão).

l)     A Figura A.2 mostra o SDCA.

m)  O outro tipo de meta é a meta para melhorar.

n)   Por exemplo: reduzir os custos em 5% até agosto de 2012; aumentar a produção em 8% até dezembro de 2012, etc. Esses tipos de meta são metas para melhorar.

o)    Para atingir novas metas, ou novos resultados, devemos modificar a maneira de trabalhar, ou seja, modificar os procedimentos operacionais padrão.

p)    A Figura A.3 mostra o PDCA voltado para melhorias.

q)    Portanto, o PDCA de melhorias modifica o SDCA (para manter).

r)     Na verdade, o PDCA coloca o SDCA em outro patamar de desempenho.

s)    O PDCA é conduzido pelas funções gerenciais e o SDCA pelas funções operacionais (ver Tabela 1.1).

t)     A Figura A.4 mostra o funcionamento conjugado do PDCA e do SDCA. Todos os produtos internos e externos da empresa decorrem do SDCA.

u)   O PDCA pode ser utilizado para melhorar o processo existente e para definir um novo processo (ver Tabela 1.1).

v)    A conjugação desses dois tipos de PDCA e do SDCA é que compõe o melhoramento contínuo, como mostra a Figura A.5.

Referência Bibliográfica:

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9. ed. Nova Lima: FALCONI, 2013.


Para saber mais acesse: http://www.falconi.com/