Cada vez que eu converso com empreendedores de sucesso tenho mais convicção de que esses não são os mais preparados tecnicamente, os que fizeram mais pesquisas de mercado ou os que dominam todas as etapas dos processos de sua própria empresa. O que vejo em comum em todos é:
– São
corajosos.
– São
extremamente disciplinados no dia a dia.
– Têm
foco em resultados.
– Vendem,
vendem e vendem.
– São
obsessivos nos diferenciais de seus produtos ou serviços.
– Não se
guiam por críticas. Ao contrário, motivam-se com elas.
– São idealistas.
– São
líderes que envolvem as pessoas em seus projetos.
Nos
últimos anos, conversei com empreendedores de sucesso que tinham apenas a
quarta série do ensino fundamental e muitos que abandonaram a faculdade. Há
também uma unanimidade: dos que começaram do zero, percebi em todos uma forte
determinação para vencerem as adversidades. Uma determinação muito acima da
média. Todos eles, sem exceção, acreditam ser protagonistas de suas vidas e não
vítimas das circunstâncias.
O mais
interessante disso tudo é que o padrão de pensamento e de comportamento desses
empreendedores de sucesso é diametralmente oposto ao que se tem disseminado em
nossa sociedade, onde o vitimismo e o coitadismo ganhou holofotes.
Não é por
acaso que apenas uma minoria chega no topo enquanto a maioria, que tem outra
filosofia de vida, fica de fora e não tem acesso à realização de seus projetos,
embora, muitas vezes, colecionem muitos diplomas.
Eu
escrevo sobre isso há quase quatro anos. Porém, o mais impressionante é como, a
cada ano que passa, esse discurso tem se tornado menos politicamente correto.
Isso é sinal de que a mediocridade está crescendo a cada ano a olhos vistos e
que o senso comum tem dominado a mente dos jovens brasileiros.
Isso só
valoriza ainda mais as conquistas dos que se atrevem a nadar contra a
correnteza, a não seguir o fluxo e a abandonar a boiada que marcha em direção
ao matadouro da mediocridade.
Por: Flávio Augusto da Silva
É um dos
principais ícones do empreendedorismo no Brasil. Fundou a Wise Up e, mais
tarde, o Ometz Group, que englobou uma série de empresas fundadas por ele e em
2013 foi vendido para a Abril Educação, da qual passou a ser sócio. No mesmo
ano, adquiriu o Orlando City, clube da principal liga norte-americana de
futebol. É também o idealizador do Geração de Valor, projeto focado em inspirar jovens que estão iniciando a carreira
e desejam chegar mais longe, aprendendo com a experiência de um empreendedor de
sucesso. Entre em contato diretamente com o Flávio no Geração de Valor.