Atualmente,
a ética empresarial é colocada como uma meta essencial a ser alcançada no mundo
corporativo.
A ética reflete o comportamento
do ser humano que age tomando por base os seus valores. Mais do que isso,
pressupõe que o comportamento humano seja dirigido para o bem. Quando se trata
da ética empresarial o que se deve levar em conta são os valores da
organização. Não há, no entanto, como dissociar os valores dos indivíduos em
sua vida social e intelectual de sua atuação como empresário.
Até meados do século passado, ética nos negócios era uma expressão incomum, pois a atividade empresarial estava associada somente à eficácia dos processos e aos resultados financeiros. A postura ética dos empresários e dos colaboradores era apenas uma condição implícita vinculada à formação do indivíduo.
Até meados do século passado, ética nos negócios era uma expressão incomum, pois a atividade empresarial estava associada somente à eficácia dos processos e aos resultados financeiros. A postura ética dos empresários e dos colaboradores era apenas uma condição implícita vinculada à formação do indivíduo.
Atualmente, a ética empresarial é
colocada como uma meta essencial a ser alcançada no mundo corporativo. A
cultura ética e sua gestão nas empresas são temas tratados com importância
igual ou superior aos próprios resultados, à inovação, à excelência e ao
sucesso financeiro.
Ao longo da última década, tanto
alta administração quanto os demais colaboradores nas grandes corporações
passaram a identificar os valores e a missão das empresas como requisitos
obrigatórios para demonstrar a seriedade de propósitos e a transparência na
administração para o mundo corporativo.
Essa reação se intensificou em especial quando, ao final do século XX, o mundo foi palco de uma série de atos de corrupção e fraude praticados por altos executivos em grandes empresas, abalando a reputação de diversos conglomerados globais.
Essa reação se intensificou em especial quando, ao final do século XX, o mundo foi palco de uma série de atos de corrupção e fraude praticados por altos executivos em grandes empresas, abalando a reputação de diversos conglomerados globais.
Somente depois da maré de
ilegalidades no ambiente corporativo, chegou-se à conclusão de que era
necessária uma transformação profunda na cultura das empresas. Cultura essa que
deveria ser voltada para gestão dos comportamentos éticos para que se pudesse
afastar a desconfiança e descrença gerada.
Hoje em dia, os valores e a
missão nas empresas, compondo os princípios éticos pelos quais as companhias
devem se pautar, tornaram-se essenciais para nortear as metas e a postura de
seus colaboradores, deixando clara a vocação das empresas de respeitar e
beneficiar não somente seus acionistas, mas a todos os públicos de interesse.
A disseminação dos valores éticos
nas organizações tem sido feita por meio de programas de compliance que
abrangem desde a edição de códigos de conduta e de políticas internas até a
criação de comitês de ética, passando pela instalação de canais de comunicação
e denúncia, treinamentos periódicos, investigações para apuração de denúncias e
informação das medidas de disciplina. Esse conjunto de mecanismos tem
demonstrado ser eficaz na implantação e disseminação dos padrões de ética e
conduta nas organizações.
Fica claro que com a educação dos colaboradores em todos os níveis se obtém uma mudança de cultura. Entretanto, também é sabido que os riscos de desvios e a prática de fraudes e outros tipos de conduta irregular não são somente originados do comportamento inadequado dos colaboradores diretos de uma companhia. Cada vez mais, as empresas estão dependentes de relacionamentos com terceiros para impulsionar seu crescimento. Eles podem causar danos irreparáveis à imagem e reputação das empresas, caso não tenham postura ética e não assumam o compromisso de se submeter às politicas e regras editadas pelas organizações com que se relacionam.
Fica claro que com a educação dos colaboradores em todos os níveis se obtém uma mudança de cultura. Entretanto, também é sabido que os riscos de desvios e a prática de fraudes e outros tipos de conduta irregular não são somente originados do comportamento inadequado dos colaboradores diretos de uma companhia. Cada vez mais, as empresas estão dependentes de relacionamentos com terceiros para impulsionar seu crescimento. Eles podem causar danos irreparáveis à imagem e reputação das empresas, caso não tenham postura ética e não assumam o compromisso de se submeter às politicas e regras editadas pelas organizações com que se relacionam.
A organização que já adotou seus
padrões de ética de forma sistematizada não tem alternativa, senão estender aos
que com ela se relacionam os mesmos padrões de exigência e submissão ao
programa de compliance já absorvidos pelos colaboradores internos.
Hoje em dia, a transparência e a
ética na prática dos atos de comércio e indústria e na prestação de serviços
são exigências de comportamento esperadas e plenamente reconhecidas pela
comunidade global. Pode-se afirmar ainda que a construção da reputação e da
imagem das empresas globais depende fundamentalmente da atuação das
organizações com base em valores éticos e nos parâmetros de honestidade,
decência e respeito a todos os públicos interessados.