Se você tem dificuldade para dizer “não”, saiba que não está
sozinho!
Existem muitas pessoas que, por questões pessoais, culturais ou conjunturais, sofrem do mesmo mal.
Existem muitas pessoas que, por questões pessoais, culturais ou conjunturais, sofrem do mesmo mal.
Mas, qualquer que seja o caso, a palavra chave é “medo”! Medo de ser despedido, de não ser amado, de não ser aceito, de não ser compreendido, de desagradar, de perder um negócio, e até mesmo de mostrar a sua verdadeira cara.
Quanto ao dizer ou não dizer “não”, podemos dividir as pessoas em quatro categorias.
1. Que só sabem dizer não
A primeira coisa que
essas pessoas dizem é “não”!
Geralmente são negativistas. Tudo para elas parece difícil. Possuem baixa autoestima,
medo de serem enganadas, ou até mesmo preguiça de serem obrigadas a fazer
alguma coisa ou a se comprometer. Podem ser também más ouvintes e, então, o
jeito é dizer não para evitar comprometimentos. Muitas vezes acabam se
arrependendo logo em seguida e ficam atrás de quem recebeu o não para se
justificar e tentar consertar o estrago causado pela resposta negativa.
2. Que nunca dizem não
Estamos diante do outro
extremo ― pessoas que não sabem dizer não. Podemos apelidar essas pessoas de
“sim senhor”! À primeira vista essas pessoas parecem maravilhosas. São
prestativas e estão sempre disponíveis! Chegam até a deixar de lado suas coisas
para fazer o que os outros pedem! Mas elas não podem ter essas qualidades?
Podem! Mas não é provável! Por detrás dessa bondade toda podem existir
transtornos mais ou menos sérios, como medo do outro, medo de autoridade, falta
de amor-próprio e até total ausência de valores pessoais. O preço a ser pago
para pessoas que nunca dizem não é bastante alto. Estresse elevado, angústia, e
culpa por saber que está errada, mas não conseguir reagir. Muitas vezes essas
pessoas sentem-se como sendo verdadeiros “capachos” dos outros”.
3. Que são inconsistentes na hora de dizer
não
Essas pessoas dizem
“sim” ou “não” dependendo do humor em que se encontram. Quando atacadas pelo
mau-humor, o mundo é cinza e o não é a palavra preferida. É a forma como
destilam sua raiva. Quando a vida lhes corre em completa harmonia, são capazes
de fazer tudo por todos. Então saem distribuindo “sins” sem saber as consequências
que, futuramente, serão grandes. São essas pessoas que muitas vezes,
quando percebem o erro, desdizem o que disseram, tentando deixar o dito pelo
não dito. Essas pessoas podem também escolher o sim ou o não de acordo com o
grau de amizade ou simpatia que nutrem pelo outro.
4. Que sabem dizer não
De alguma forma essas
pessoas aprenderam que na vida nem tudo é sim e nem tudo é não! Pela dor ou
pelo amor, elas acabaram aprendendo. Normalmente são pessoas firmes, com personalidade
forte, com elevada autoestima, que respeitam o outro, mas, acima de tudo, se
respeitam. Não é fácil ser assim! A autenticidade é uma qualidade nem
sempre compreendida ou aceita. Especialmente as pessoas que só sabem dizer
“sim” não gostam de receber um “não”.
Se você não pertence a este último grupo ― dos que sabem dizer não ― e está
pensando em mudar, prepare-se para sofrer. Você não vai ser compreendido, as
outras pessoas vão achar que você de repente ficou metido e outras coisas
mais. Mesmo quando ouvir ― você
sempre fez isso pra mim, porque não quer fazer agora? ― não ligue e
continue lutando para dar um melhor direcionamento à sua vida e encontrar seus
valores e amor-próprio.
Você deve estar perguntando por que eu, que sempre
escrevo sobre negociação, decidi abordar um tema tão diferente, não está?
Sabe por quê? Porque saber dizer não é uma característica dos grandes negociadores. Se você quer poder se comparar a eles, ou aprende a dizer não, ou nada feito!
Sabe por quê? Porque saber dizer não é uma característica dos grandes negociadores. Se você quer poder se comparar a eles, ou aprende a dizer não, ou nada feito!
Você quer
saber como se diz não sem ofender as pessoas?
Então vamos lá!
1.
Avalie a situação
Quando alguém lhe pedir
alguma coisa, você poderá agir emocionalmente ou racionalmente. Se deixar
a emoção falar mais alto, você poderá tender a dizer sim. O jeito correto
é agir com a razão. Escute o que o oponente está pedindo. Avalie as consequências
do sim ou do não e aí decida pela resposta.
2.
Saiba argumentar
Quando fazemos negócios
todos os “nãos” precisam ser defendidos e justificados. É como se você fosse o
advogado de defesa da sua decisão. Quando você estiver em uma rodada de
negociação e o oponente perguntar ― por que você não pode melhorar a sua
proposta? ― Não pense você que vai resolver a situação respondendo,
simplesmente, ”não posso porque não posso”! Isso não é atitude de negociador
sério! Então esteja sempre preparado para defender seus “nãos” com argumentos
justos e convincentes.
3.
Seja firme
Demonstre firmeza quando
precisar dizer não. Titubear, nessa hora, é acenar para o oponente que esse
“não”, na verdade, pode ser “mais ou menos”, e que com uma boa chorada poderá
se transformar em “sim”.
4.
Seja frio
Tenha cuidado com a
cultura do consenso. Você poderá ser o tipo de pessoa que gosta de fazer todo
mundo feliz. Mas tenha cuidado! Eu posso não saber a fórmula do sucesso.
Mas a do fracasso eu sei, lhe digo qual é ― querer agradar a todo mundo! Querer
administrar os negócios com o coração poderá ser o caminho mais rápido para uma
cirurgia de ponte de safena.
5.
Adote o “sim condicional”
Se eu afirmar que o bom
negociador diz sempre “sim” você vai me chamar de incoerente, não vai? Afinal
eu acabei de afirmar que quem só sabe dizer sim é um fraco! Mas não se esqueça
que nós estamos no mágico mundo dos negócios! Quer ver um exemplo? Se eu lhe
perguntar ― você quer vender a sua casa ― o que você responde? Preste
bastante atenção nessa resposta. Se você respondeu ― não quero ― acho melhor se
inscrever no meu próximo curso de negociação. Sabe por quê? Porque negociador
sabe usar o “sim condicional”,
ou seja, “sim eu vendo a minha casa dependendo do negócio que você quer
fazer”!
Como você acabou de ver, o mundo dos negócios é
mágico, não foi? Pois então anote mais uma característica! Além de mágico, o mundo dos negócios é relativo!
Por: Márcio
Miranda
Fonte: http://www.workshop.com.br