Por
onde começar o planejamento estratégico do seu empreendimento? Saiba quais são
os itens básicos para realizar um bom planejamento estratégico.
Para todo
empreendedor que deseja crescer,
um dos primeiros passos é entender como iniciar a montagem de um planejamento
estratégico que proporcione boas chances de sucesso ao negócio. Como o próprio
significado da palavra indica, planejar estratégias é uma arte que requer
eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, para que as
decisões tomadas estejam bem casadas com a visão de futuro da empresa.
É
aconselhável, para todas as situações, que o plano esteja traçado no papel
antes que seja colocado em ação. Portanto, o inicio de todo planejamento estratégico passa por algumas definições
simples:
·
Quem
somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado?
Afinal, aonde queremos chegar?
·
Quais
os atores envolvidos nesse planejamento? Quem deve ter participação importante
nas análises que traçarão os caminhos da empresa;
·
Definidos
os papeis de cada um, é o momento de ter em mãos o máximo de informações que
lhe darão uma visão mais completa do mercado. Saiba de tudo que se refere à
análise de mercado, crescimento e desenvolvimento de funcionários, concorrentes,
áreas e mercados para explorar;
·
Esteja
informado sobre os insumos (internos e externos) para realização de seu
negócio. O entendimento de mercado é tão bom quanto à compreensão do que ocorre
dentro da sua própria empresa.
A importância das métricas dentro do
seu planejamento estratégico
Acabaram-se
os anos em que o que importava era bater o concorrente com gastos milionários
em campanhas publicitárias. Hoje, quem não realizar uma métrica bem relacionada
com o planejamento e ambições da empresa estará atrasado.
As métricas
nada mais são do que estratégias para mensurar qualquer investimento ou ação
relacionada à sua empresa, em quantidade e qualidade. Mas o mais importante é
que ela deve estar diretamente relacionada aos planos de estratégia. Não adianta ter números e mais
números, bons ou ruins, se esses números não estiverem dando respostas
conclusivas para a gestão do negócio, se estamos ou não estamos chegando mais
perto dos nossos grandes objetivos. Portanto, métricas de sucesso são aquelas em que os resultados serão um
termômetro para saber se os objetivos da empresa estão sendo alcançados.
Colocando
o planejamento estratégico em prática
Sair do
papel e ir para a realidade pode muitas vezes ser um tema complicado para o
empreendedor. Portanto, a primeira coisa que devemos levar em consideração na
parte da execução é analisar como fazemos o que fazemos. Ou seja, qual é a
forma como conduzimos o processo de pessoas/equipe, a estratégia e nossos planos operacionais.
Quanto mais organizada e bem feita for essa execução, mais poderemos medir o
nível de maturidade de uma empresa.
Por exemplo,
as realizações de reuniões periódicas precisam trazer realidade aos debates e
alguns obstáculos que exigirão decisões. O nível de profissionalismo que se
dará nessas reuniões e as decisões feitas a partir desses possíveis obstáculos
darão o tom da eficiência da sua execução. No livro “Execução”, escrito por
Larry Bossidy & Ram Charan, a definição da palavra para a gestão empresarial é esclarecedora: “No seu sentido
fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre
ela”.
Contudo, a
prática do seu planejamento estratégico está diretamente relacionada à
seriedade e organização com que trata a execução de seus planejamentos. Será
sempre um desafio mental complexo, sem muita intuição, mas de um pensamento
sistêmico e de forte trabalho. Veja alguns pontos a que devemos nos atentar:
·
A
sincronia dos processos de gestão pessoas, estratégia e rotina são essenciais
para uma boa execução;
·
Divisão
de funções, atribuições e responsabilidades são partes importantes para
alcançarmos os objetivos com organização;
·
Não
devemos dar passos maiores do que podemos. Planos maiores que nossa capacidade
geram frustação, pois, plano bom é aquele conseguimos implantar estando dentro
da realidade;
·
Se
quisermos uma execução boa, devemos saber premiar e incentivar as pessoas envolvidas
nessa evolução;
·
Estar
aberto a novas realidades, saber a hora de mudar e abrir mão de algo com
flexibilidade e sabedoria, será um bom controle de qualidade dos seus planos
estratégicos.
Um planejamento estratégico completo requer muito mais esforço
e dedicação do que normalmente imaginamos, mas se feito com qualidade, formarão
o caminho das pedras para a conquista de todos os seus objetivos. Empresas que
colocam com eficiência todos os seus planos e práticas, são as que abandonam
estratégias equivocadas com facilidade traçando novos rumos, aproveitando boas oportunidades,
formando grandes líderes e criando resultados mais sustentáveis e lucrativos.
Fonte: https://endeavor.org.br