O Modelo de Excelência da
Gestão® da FNQ está sustentado sobre um conjunto de 11 conceitos
fundamentais e estruturado em 8 critérios que se subdividem em 23 itens e
requisitos inerentes a Excelência em Gestão. Para a FUNDAÇÃO NACIONAL DA
QUALIDADE (2011c) os fundamentos são os pilares, a base teórica de uma boa gestão.
Os fundamentos são colocados em prática por meio dos critérios. O MEG®
através dos Fundamentos da Excelência proclama esses conceitos reconhecidos
internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de classe
mundial. São valores organizacionais facilmente percebidos como parte de uma
cultura organizacional, sendo praticados por seus líderes e profissionais de
todos os níveis. Identificado estes valores, foram, portanto, considerados como
fundamentos para formar uma cultura de gestão voltada para resultados e
competitivas para o mercado.
A incorporação dos
fundamentos da excelência às operações de maneira continuada e em consonância
com o perfil e as estratégias empresariais é adotada por inúmeras organizações
de classe mundial. Para Ashley e
Salomão (2011) as empresas que rigorosamente conseguirem cumprir os
critérios, seguindo, no caso do contexto brasileiro, os onze fundamentos
propostos pela Fundação Nacional da Qualidade, podem ser consideradas organizações
de excelência de classe mundial.
Apresentamos desta forma, o
conceito de cada um dos 11 fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão® da
FNQ:
Fundamentos da Excelência do MEG®
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1.
Pensamento Sistêmico
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Entendimento
das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma
organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
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2.
Aprendizado Organizacional
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Busca
e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da
percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
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3.
Cultura de Inovação
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Promoção
de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de
novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
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4.
Liderança e Constância de Propósitos
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Atuação
de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o
desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade
e a proteção dos interesses das partes interessadas.
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5.
Orientação por Processos e Informações
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Compreensão
e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que
agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e
execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho,
levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os
riscos identificados.
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6.
Visão de Futuro
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Compreensão
dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no
curto e no longo prazo.
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7.
Geração de Valor
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Alcance
de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de
forma sustentada para todas as partes interessadas.
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8.
Valorização das Pessoas
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Criação
de condições para que as pessoas se realizem profissional e humanamente,
maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de
competências e de espaços para empreender.
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9. Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado
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Conhecimento
e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de
forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior
competitividade nos mercados.
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10. Desenvolvimento de Parcerias
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Desenvolvimento
de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena
utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios
para ambas as partes.
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11.
Responsabilidade Social
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Atuação
que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os
públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da
empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos
ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e
promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da
estratégia da organização.
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Fonte: FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2006). Elaborado
pelo autor.
Ainda, segundo a FUNDAÇÃO NACIONAL DA
QUALIDADE (2006) “Por meio de um processo de aprendizado sistêmico, que inclui a atuação do
Comitê Técnico de Critérios de Avaliação e a realização de Fóruns Empresariais,
a FNQ atualiza regularmente os Fundamentos da Excelência.” Cabe ressaltar
também que, a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® deve
partir da incorporação dos Fundamentos da Excelência pela organização e, depois
disso, do uso das práticas para atender aos critérios. A incorporação dos
Fundamentos da Excelência às operações da organização, de maneira continuada e
em consonância com seu perfil e suas estratégias, é enfatizada pelo Modelo,
onde todos os Critérios relacionam-se de forma harmônica e integrada, voltados
para a geração de resultados. O modelo da FNQ é considerado um dos mais
inovadores do mundo, em particular no processo de formação e capacitação dos
examinadores do Prêmio Nacional da Qualidade®.
Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor
privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais
Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.
Download TCC:
Para saber mais
acesse: Fundação Nacional da Qualidade
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao