sábado, 28 de fevereiro de 2015

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® - Parte final

A FNQ utiliza o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Desta forma, o Prêmio PNQ é considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. Conforme a FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2011c) o processo de premiação do PNQ visa:

·         Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil;
·         Fornecer para as organizações, um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento;
·         Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial;
·         Divulgar as práticas de gestão bem sucedidas, com vistas ao benchmarking.

A organização que se candidata ao PNQ, é submetida a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação da Gestão que mede a gestão em todas as áreas, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, sistêmica.
O processo de análise faz com que todos foquem os  mesmos objetivos, e a obtenção de resultados globais é uma conseqüência. Paralelamente, cria-se uma cultura de aprendizado e melhoria contínua do desempenho. O relatório permite avaliar, ainda, fornecedores, clientes, parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a se diferenciar. É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível Classe Mundial.
Segundo a FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2011c) o que uma organização ganha ao se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade:

·         Aplicação de Fundamentos e Critérios de Excelência reconhecidos e utilizados mundialmente;
·         Visão sistêmica da empresa;
·         Foco nos resultados;
·         Maior cooperação interna;
·         Compartilhamento de informações e aprendizado;
·         Identificação de pontos fortes e de oportunidades e melhorias;
·         Comprometimento das pessoas;
·         Medição de desempenho perante os referenciais;
·         Capacitação para se auto-avaliar;
·         Reconhecimento do mercado e da sociedade.

Para concluirmos a apresentação do Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ recorremos aos ensinamentos de Michal Gartenkraut (2011) que afirma: “É preciso que as pessoas adquiram a cultura de ser avaliado ou se avaliar permanentemente. Se possível, todo ano. E nessa avaliação, não ficar satisfeito com a colocação que recebe, estando sempre em busca de melhoria.” Na permanente busca por níveis de competitividade maiores, é fundamental que sejam realizados diversos processos de avaliação. Em referência ao MEG®, Gartenkraut (2011) enfatiza que “é um método de avaliação da qualidade de gestão de uma organização qualquer. A beleza dele está na simplicidade, da qual as pessoas até mesmo desconfiam. Mas funciona”.


Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.

Download TCC:

Para saber mais acesse: Fundação Nacional da Qualidade
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao