sábado, 28 de fevereiro de 2015

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® - Parte 5

A relação existente entre os 8 Critérios de Excelência do MEG® e as etapas do Ciclo PDCA de Deming pode ser compreendida no quadro apresentado abaixo:

Quadro 4 - Relação existente entre os 8 Critérios de Excelência do MEG® e as etapas do Ciclo PDCA

Relação existente entre os 8 Critérios de Excelência do MEG® e as etapas do Ciclo PDCA


PDCA

Critérios


Descrição











(P)
Plan





Clientes
O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes. Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes.

Sociedade
Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente.


Liderança
De posse de todas essas informações, a liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização. Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.



Estratégias
As estratégias são formuladas pelos líderes para direcionar a organização e o seu desempenho, determinando sua posição competitiva. Elas são desdobradas em todos os níveis da organização, com planos de ação de curto e longo prazo. Recursos adequados são alocados para assegurar sua implementação. A organização avalia permanentemente a implementação das estratégias e monitora os respectivos planos e responde rapidamente às mudanças nos ambientes interno e externo.



(D)
Do



Pessoas
As pessoas que compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência.


Processos
Com isso, é possível executar e gerenciar adequadamente os processos, criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores. A organização planeja e controla os seus custos e investimentos. Os riscos financeiros são quantificados e monitorados.


(C)
Check



Resultados
Para efetivar a etapa do Controle (C), são mensurados os resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores. Os efeitos gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas para eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas.


(A)
Act

Informação
e
Conhecimento
Esses resultados, apresentados sob a forma de informações e conhecimento, retornam a toda a organização. Essas informações representam a inteligência da organização, viabilizando a análise do desempenho e a execução das ações necessárias em todos os níveis. A gestão das informações e dos ativos intangíveis é um elemento essencial à jornada em busca da excelência.
Fonte: FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2010). Elaborado pelo autor.


Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.

Download TCC:

Para saber mais acesse: Fundação Nacional da Qualidade
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao