A relação existente entre os
8 Critérios de Excelência do MEG® e as etapas do Ciclo PDCA de
Deming pode ser compreendida no quadro apresentado abaixo:
Quadro 4 - Relação existente entre os 8 Critérios de
Excelência do MEG® e
as etapas do Ciclo PDCA
Relação
existente entre os 8 Critérios de Excelência do MEG® e as etapas
do Ciclo PDCA
|
||
PDCA
|
Critérios
|
Descrição
|
(P)
Plan
|
Clientes
|
O sucesso de uma
organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às
necessidades e expectativas de seus clientes.
Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o
valor necessário para conquistar e reter esses clientes.
|
Sociedade
|
Para que haja
continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar, entender e
satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage sempre de forma
ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente.
|
|
Liderança
|
De posse de todas essas
informações, a liderança
estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da
excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na
organização. Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que
necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.
|
|
Estratégias
|
As estratégias são formuladas pelos líderes para direcionar a
organização e o seu desempenho, determinando sua posição competitiva. Elas
são desdobradas em todos os níveis da organização, com planos de ação de
curto e longo prazo. Recursos adequados são alocados para assegurar sua
implementação. A organização avalia permanentemente a implementação das
estratégias e monitora os respectivos planos e responde rapidamente às
mudanças nos ambientes interno e externo.
|
|
(D)
Do
|
Pessoas
|
As pessoas que
compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e satisfeitas, atuando em
um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência.
|
Processos
|
Com isso, é possível
executar e gerenciar adequadamente os processos,
criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os
fornecedores. A organização planeja e controla os seus custos e
investimentos. Os riscos financeiros são quantificados e monitorados.
|
|
(C)
Check
|
Resultados
|
Para efetivar a etapa do
Controle (C), são mensurados os resultados em relação a:
situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade,
processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores. Os
efeitos gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela
dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas
para eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas.
|
(A)
Act
|
Informação
e
Conhecimento
|
Esses resultados,
apresentados sob a forma de informações
e conhecimento, retornam a toda a organização. Essas informações
representam a inteligência da organização, viabilizando a análise do
desempenho e a execução das ações necessárias em todos os níveis. A gestão
das informações e dos ativos intangíveis é um elemento essencial à jornada em
busca da excelência.
|
Fonte: FUNDAÇÃO NACIONAL DA
QUALIDADE (2010). Elaborado pelo autor.
Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor
privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais
Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.
Download TCC:
Para saber mais
acesse: Fundação Nacional da Qualidade
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao