sábado, 28 de fevereiro de 2015

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® - Parte 2

Já os Critérios de Excelência contidos no manual Critérios de Excelência vigente em 2010 a FNQ publica:
Os Critérios de Excelência da FNQ constituem um modelo sistêmico da gestão adotado por inúmeras organizações de Classe Mundial. São construídos sobre uma base de fundamentos essenciais à obtenção da excelência do desempenho. Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão® que é constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão da organização e seis de resultados alcançados). Os Critérios de Excelência da FNQ incorporam em seus requisitos as técnicas mais atualizadas e bem-sucedidas de administração de organizações. O processo de atualização destes critérios é considerado como referencial (benchmark) para outras organizações nacionais e internacionais que administram prêmios voltados para a excelência da gestão. Utilizando os Critérios de Excelência como referência, uma organização pode realizar uma autoavaliação ou se candidatar ao PNQ.(FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, 2010).

Os Critérios de Excelência são fundamentos imprescindíveis para a implementação do MEG® e obtenção do Prêmio Nacional da Qualidade, que é um reconhecimento à excelência na gestão das organizações no Brasil. De acordo com os ensinamentos de Pellegrini Neto, Pimentel e Silva (2008) “Estes critérios correspondem a um modelo referencial para implementação de um sistema de gestão voltado à conquista de resultados e conseqüentemente ao alcance da excelência do desempenho.” Os Critérios de Excelência do MEG® constituem desta forma, um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial. São construídos a partir de uma base de fundamentos essenciais para a obtenção da excelência do desempenho.
De acordo com a FNQ, apresentamos os 8 Critérios de Excelência que fazem parte do Modelo de Excelência da Gestão® e suas abordagens:

Quadro 2 - Critérios de Excelência do MEG®

Critérios de Excelência do MEG®

1.Liderança
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2.Estratégias e Planos
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3.Clientes
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4.Sociedade
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5.Informações e Conhecimento
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6.Pessoas
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7.Processos
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8.Resultados
Este Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento
Fonte: FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2010).Elaborado pelo autor.


Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.

Download TCC:

Para saber mais acesse: Fundação Nacional da Qualidade
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao