Já os Critérios de Excelência contidos no manual Critérios
de Excelência vigente em 2010 a FNQ publica:
Os Critérios de Excelência da FNQ constituem um modelo sistêmico da
gestão adotado por inúmeras organizações de Classe Mundial. São construídos
sobre uma base de fundamentos essenciais à obtenção da excelência do
desempenho. Os Critérios de Excelência
compõem o Modelo de Excelência da Gestão® que é constituído por oito critérios
(Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e
Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens
de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão da
organização e seis de resultados alcançados). Os Critérios de Excelência da FNQ incorporam em seus requisitos as
técnicas mais atualizadas e bem-sucedidas de administração de organizações. O
processo de atualização destes critérios é considerado como referencial
(benchmark) para outras organizações nacionais e internacionais que administram
prêmios voltados para a excelência da gestão. Utilizando os Critérios de Excelência como
referência, uma organização pode realizar uma autoavaliação ou se candidatar ao
PNQ.(FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, 2010).
Os Critérios de Excelência
são fundamentos imprescindíveis para a implementação do MEG® e
obtenção do Prêmio Nacional da Qualidade, que é um reconhecimento à excelência
na gestão das organizações no Brasil. De acordo com os ensinamentos de Pellegrini Neto, Pimentel e Silva
(2008) “Estes critérios correspondem a um modelo referencial para
implementação de um sistema de gestão voltado à conquista de resultados e
conseqüentemente ao alcance da excelência do desempenho.” Os Critérios de Excelência
do MEG® constituem desta forma, um modelo sistêmico de gestão adotado
por inúmeras organizações de classe mundial. São construídos a partir de uma
base de fundamentos essenciais para a obtenção da excelência do desempenho.
De acordo com a FNQ,
apresentamos os 8 Critérios de Excelência que fazem parte do Modelo de
Excelência da Gestão® e suas abordagens:
Critérios de Excelência do MEG®
|
1.Liderança
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua
direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas
na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
|
2.Estratégias e Planos
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles
referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de
planos necessários para o êxito das estratégias.
|
3.Clientes
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação
com o mercado e clientes atuais e potenciais.
|
4.Sociedade
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio
ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela
organização.
|
5.Informações e Conhecimento
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização
e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de
diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
|
6.Pessoas
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de
competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
|
7.Processos
|
Este Critério aborda os processos gerenciais
relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando
separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
|
8.Resultados
|
Este Critério aborda os resultados da organização na
forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos
pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho
associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o
atendimento
|
Fonte: FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2010).Elaborado
pelo autor.
Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor
privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais
Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.
Download TCC:
Para saber mais
acesse: Fundação Nacional da Qualidade
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao