O Modelo de
Excelência da Gestão® da FNQ é representado por um diagrama que
utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo PDCA, e simboliza a
organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável, que interage com
o ambiente externo. Sugere que os elementos do Modelo, imersos num ambiente de
Informações e Conhecimento, relacionam-se de forma harmônica e integrada,
voltados para a geração de resultados (FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, 2010).
De acordo com a FUNDAÇÃO
NACIONAL DA QUALIDADE (2010), o modelo é composto por 4 cores:
·
A cor azul representa a etapa do
Planejamento, correspondente aos critérios: Cliente, Sociedade, Liderança e
Estratégias e Planos, que são a base para a estruturação do modelo de gestão da
organização;
·
A cor verde representa a etapa da Execução,
corresponde aos critérios: Pessoas e Processos, os quais são responsáveis pela
viabilização e implementação do que foi estabelecido na etapa de planejamento;
·
A cor amarela representa a etapa de
verificação, a qual pode ser evidenciada pelo conjunto de Resultados
apresentados e Controlados;
·
Já a cor branca que representa a etapa do
Aprendizado, corresponde ao critério de Informações e Conhecimento, os quais
adequadamente estruturados e disseminados possibilitam o Aprendizado
Organizacional, é o que denominamos de retro-alimentação do Sistema de Gestão.
A relação entre os 11 Fundamentos
e os 8 Critérios do MEG® pode ser compreendida na Matriz Taxonomia –
Fundamentos x Critérios de Excelência, abaixo:
À esquerda a Matriz do Ciclo
PDCA como apregoada pela Fundação Nacional da Qualidade, com oito Critérios, que
tem base nos onze Fundamentos da Excelência em Gestão, à direita.
A análise da figura mostra
que todos os fundamentos lançados na vertical têm como correspondentes
Critérios específicos, lembrando-se que os Critérios constam requisitos de
práticas de gestão e resultados e dos fundamentos constam conceitos
reconhecidos internacionalmente. Os fundamentos se traduzem em práticas. Os
fundamentos internalizados dão sustentação as práticas a eles relacionados.
Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor
privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais
Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.
Download TCC:
Para saber mais
acesse: Fundação Nacional da Qualidade