sábado, 28 de fevereiro de 2015

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® - Parte 4

O Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ é representado por um diagrama que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo PDCA, e simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável, que interage com o ambiente externo. Sugere que os elementos do Modelo, imersos num ambiente de Informações e Conhecimento, relacionam-se de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados (FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, 2010).


De acordo com a FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (2010), o modelo é composto por 4 cores:

·         A cor azul representa a etapa do Planejamento, correspondente aos critérios: Cliente, Sociedade, Liderança e Estratégias e Planos, que são a base para a estruturação do modelo de gestão da organização;
·         A cor verde representa a etapa da Execução, corresponde aos critérios: Pessoas e Processos, os quais são responsáveis pela viabilização e implementação do que foi estabelecido na etapa de planejamento;
·         A cor amarela representa a etapa de verificação, a qual pode ser evidenciada pelo conjunto de Resultados apresentados e Controlados;
·         Já a cor branca que representa a etapa do Aprendizado, corresponde ao critério de Informações e Conhecimento, os quais adequadamente estruturados e disseminados possibilitam o Aprendizado Organizacional, é o que denominamos de retro-alimentação do Sistema de Gestão.
A relação entre os 11 Fundamentos e os 8 Critérios do MEG® pode ser compreendida na Matriz Taxonomia – Fundamentos x Critérios de Excelência, abaixo:


À esquerda a Matriz do Ciclo PDCA como apregoada pela Fundação Nacional da Qualidade, com oito Critérios, que tem base nos onze Fundamentos da Excelência em Gestão, à direita.
A análise da figura mostra que todos os fundamentos lançados na vertical têm como correspondentes Critérios específicos, lembrando-se que os Critérios constam requisitos de práticas de gestão e resultados e dos fundamentos constam conceitos reconhecidos internacionalmente. Os fundamentos se traduzem em práticas. Os fundamentos internalizados dão sustentação as práticas a eles relacionados.


Fonte: SILVA, Carlos Elias da. Modelos de excelência em gestão para o setor privado e público. 2011. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2011.

Download TCC:

Para saber mais acesse: Fundação Nacional da Qualidade